Escola: EEEI Profº Ernani
Rodrigues
Relatório sobre a Disciplina
Eletiva: Produção Explosiva
Professores: João Sirineu
Vinhesque e Marta Regina Vasconcelos de Lima.
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O
ensino e a aprendizagem da Física do ponto de vista da leitura de textos
teóricos, não é do agrado dos alunos que se dispersam na explicação e desinteressando
pelas atividades planejadas pelo
professor. O índice de atenção e produtividade dos alunos quando a aula é
meramente expositiva fica abaixo dos 50%, ou seja, aproximadamente a metade da
classe tem capacidade de disciplina e orientação de estudos para ouvir
explicação, resolver problemas e tomar conhecimentos dos conteúdos ensinados.
A
disciplina eletiva, Produção Explosiva do
foguete criada por nós, professores, e disponibilizada para os alunos da escola
de Ensino Integral contribuíram para os alunos interessados se inscreverem de
acordo ao seu Projeto de Vida, e, dessa forma tiveram a oportunidade de
aprofundar seus conhecimentos no assunto de seu interesse.
Vimos
no projeto da Olimpíada Brasileira de Astronomia e na MOBFOG uma aliada para
atender aos desejos dos alunos que tem curiosidade e vontade de aprender
conteúdos de física (Movimentos; Leis de Newton; Conservação de Energia, Pressão de Gases, Queda Livre, Centro de Massa; Centro de Gravidade) e ligando-os a astronomia e
astronáutica.
Do
ponto de vista do professor, realizar o trabalho de produção do foguete contribuiu
para uma metodologia de ensino e aprendizagem de forma prática e lúdica as
quais aguçaram no aluno a experimentação, e elaboração de hipótese, o debate e
a busca do conhecimento.
Imagens do nosso trabalho durante a disciplina de foguetes: Produção Explosiva. Etapa por etapa:
1ª Etapa: construção da base:
2ª Etapa: Construção do foguete.
3ª Etapa: Lançamento dos foguetes: Num primeiro momento, por não ter um espaço
apropriado, soltamos na escola com a base direcionada na vertical. Depois fomos a um campo perto da escola. O que dificultou
foi o pouco tempo permitido pela direção do campo para que pudéssemos fazer os
lançamentos.
1 Conclusão
O trabalho
realizado na linha de prática experimental envolveu os alunos com o projeto, o
qual teve dedicação e compromisso com os objetivos do mesmo. A mudança de
atitude dos alunos envolvidos foi notória, pois aqueles alunos que no inicio
promoviam modificações no projeto do foguete por tentativa e erro, passaram a
refletir, planejar e calcular suas próximas interferências realizando a tão
desejada iniciação cientifica. Ao estudar e entender o problema os alunos se
organizavam e tinham controle sobre as fases do projeto, tais como: a fase da busca
de materiais, a fase da construção, a do lançamento e das adequações são
habilidades que um cientista precisa ter. E mesmo nossos jovens alunos mediante
a oportunidade proporcionada pela OBA puderam protagonizar como jovens
cientistas. Sabemos que temos uma longa caminhada a fazer no sentido de prover
aos alunos o direito de acesso ao conhecimento cientifico. Participar da
jornada espacial para esse grupo de aluno significa o resgaste da sua
autoestima, atuando como agente de seu próprio conhecimento.
Vídeo enviado para a Mostra Brasileira de Foguetes: MOBFOG
Vídeo enviado para a Mostra Brasileira de Foguetes: MOBFOG
Parabéns pelo trabalho fogueteiros!!!!
ResponderExcluirQuem sabe chegar a Lua rssrsrs...
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