Prática experimental –
8º ano
Tema: Quantidade de energia fornecida pelos alimentos
Objetivo: Comparar o
conteúdo energético de alguns alimentos.
Sensibilização:
Utilizando as embalagens em sala de aula, descobrimos que os
alimentos são constituídos por várias substâncias: os nutrientes. Os nutrientes
apresentam propriedades específicas que lhes permitem desempenhar funções muito
diferentes dentro do nosso organismo. Uma dessas funções exercidas pelos
nutrientes é o fornecimento de energia. Na atividade com embalagens, vimos que
a quantidade de energia fornecida pelos alimentos é conhecida como calorias.
·
Você deve ter encontrado em todos os rótulos informações sobre o valor
energético, conteúdo calórico ou a quantidade de calorias que aquele alimento
fornece. Você sabe o que isso significa?
·
Todos os alimentos fornecem a mesma quantidade de energia?
Quais fatores interferem na quantidade de energia fornecida pelos alimentos?
Experimento:
Materiais:
·
1 azulejo de porcelana;
·
1 Kit – sistema de combustão (feito pelo professor)
·
3 tubos de ensaio de 16 mm x 150 mm;
·
1 pinça de madeira para tubo de ensaio;
·
1 proveta de 10 ml
·
1 termômetro
·
1 vela
·
Água
·
Alimentos: grãos de amendoim,
pão torrado e um pedaço de coco.
Procedimento:
Os alunos registram as observações feitas durante o experimento e anotaram os resultados na tabela abaixo.
Resultado:
Alimento
|
Massa do alimento (g)
|
Temperatura inicial
(°C)
|
Temperatura final (°C)
|
Variação de temperatura (°C)
|
Pão
|
||||
Coco
|
||||
Amendoim
|
Interpretando
os resultados:
1-
O que aconteceu com a temperatura da água durante a
queima dos alimentos
2-
De onde vem a energia (calor) que provocou o
aquecimento da água?
3-
Qual dos alimentos forneceu mais energia?
4-
Procure dar uma explicação para o fato constatado acima.
5-
Para essa atividade é importante utilizar torrada ou
pão amanhecido, e não pão fresco? Explique por que esta exigência é necessária?
A importância da mastigação
Com o tempo de almoço cada vez mais reduzido, é cada vez mais comum
encontrar pessoas que, literalmente, “engolem” a sua refeição, sem nem se
preocupar em mastigar bem o alimento antes de ingerir. Mas por que mastigar bem
os alimentos é importante?
Além do fato de nosso estômago não possuir dentes, a digestão do
alimento se inicia na boca, onde as glândulas salivares produzem enzimas que
são responsáveis por dar início ao processo digestivo, como a amilase (ou
ptialina) que começa a digestão do amido e a lipase, que realiza uma pequena
parte da digestão de gorduras. Nosso organismo produz cerca de 1,5L de
saliva por dia.
A mastigação não somente ativa a salivação, como também é responsável
por triturar o alimento. Quanto menor os alimentos estiverem, melhor será a
digestão e absorção de seus nutrientes pelo intestino. Uma mastigação
apropriada fornece ao nosso organismo o tempo necessário para liberar hormônios
e sinalizadores que promovem uma maior saciedade. Comendo menos (devido à maior
saciedade) há menor tendência ao ganho de peso. Além de proporcionar uma
digestão adequada e uma maior absorção de nutrientes.
A seguir algumas dicas para melhorar a sua mastigação:
·
Sente-se confortavelmente na cadeira, ou seja, evite se alimentar em pé,
andando ou enquanto realiza outras atividades. Relaxe e respire profundamente,
algumas vezes, entre uma garfada e outra.
·
Aprecie o alimento que colocou no prato, perceba a quantidade, as cores,
os formatos dos alimentos e procure saboreá-lo com calma, sentindo todos
os sabores que compõe a sua refeição. Faça uma fotografia mental do que será
ingerido, assim estará mandando uma mensagem para o cérebro de que a sua
refeição será iniciada.
·
Leve uma pequena quantidade à boca e mastigue lentamente. Concentre-se
na sua mastigação e nos sabores dos alimentos. Inicialmente, você pode fazer
uma contagem mental da quantidade de mordidas. Deguste o alimento, sinta a
textura, o aroma e a temperatura.
·
Enquanto mastiga descanse os talheres no prato.
·
No caso de biscoitos, bolos, doces, pães: coloque-os no prato em
pequenas porções (ou pedaços) e a cada mordida, descanse os talheres no prato.
·
Evite assistir televisão, ler revistas, jornais ou falar ao telefone
enquanto se alimenta.
Quando temos o péssimo hábito de mastigação, o dente não tritura bem o
alimento e a saliva não age adequadamente, assim as enzimas existentes na
saliva não vão realizar a pré-digestão do carboidrato.
Se o alimento não é bem mastigado e triturado, pedaços grandes chegam
até o estômago, que necessita de um
maior trabalho para continuar com o processo digestivo, o que pode ocasionar
pirose (azia), empachamento, dor e desconforto abdominal, fermentação, gases e
até mesmo favorecer o aparecimento de gastrite. Continuando o processo
digestivo, partículas grandes de alimentos podem chegar até o intestino, onde
causa um desequilíbrio na microbiota intestinal (bactérias que vivem no
intestino), que está relacionado ao aparecimento de algumas doenças.
Diante do exposto, pode-se perceber que uma mastigação inadequada está
relacionada a boa parte dos problemas digestivos da sociedade atual, sendo
importante também para pessoas que já possuem problemas digestivos. Assim, a
mastigação deve ser um hábito ensinado desde cedo.
Fonte:
ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P -
Experimento: A
ação da saliva nos alimentos que ingerimos.
Material necessário
Conta-gotas; tintura de
iodo; 2 copos plásticos de café; 2 tubos de ensaio numerados ; água; amido.
Como fazer:
Coloque água em um dos
copos e em seguida acrescente amido. Mexa bem até dissolver e depois divida
essa solução nos dois tubos de ensaio. No outro copo coloque saliva. Coloque
essa saliva em um dos tubos e agite bem. Deixe os tubos descansando e depois de
meia hora coloque uma gota de iodo em cada tubo. Anote os resultados:
Conclusão: Registro no caderno.
Experimento: A importância da boa mastigação
Material
necessário:
Dois
copos com água; dois comprimidos efervescentes.
Como
fazer:
Coloque
a mesma medida de água nos dois copos. Em seguida triture um dos comprimidos.
Coloque, ao mesmo tempo, o comprimido inteiro e o comprimido triturado dentro
dos copos com água. Verifique o que
acontece e anote os resultados:
Conclusão em relatório.
Experimento: Os microrganismos e a produção de alimentos
Como os microrganismos são usados na produção de alimentos? Esta é a pergunta central a ser respondida pelos alunos ao longo desta situação de aprendizagem. O trabalho vai ser dividido em três partes. Na primeira, com análise de receitas culinárias; na segunda, com a investigação sobre como age o fermento biológico em alguns materiais que estão presentes nas receitas culinárias; e na terceira aula prática: Assando o pão.
Investigando como age o fermento biológico em alguns materiais
Professora Mônica
Professora Lucimar
Minhas parceiras nas aulas: Mônica e Lucimar. Grandes amigas que vou guardar p sempre. Parceria perfeita.
Que aulas maravilhosas e aprendizagem garantida!
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