sábado, 21 de junho de 2014

  Programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo


O programa Descubra a orquestra na Sala São Paulo oferece diversas ações educativos-musicais, com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural de alunos e professores inscritos no programa. O projeto de iniciação musical, dedicado aos alunos e professores de escolas públicas e privadas, é composto pelas temáticas: Formação de ProfessoresFormação de Público e Atividades na Osesp. O programa visa a inclusão cultural, para divulgar a música clássica para pessoas que têm pouco acesso a esse tipo de música.

Minhas participações nos encontros na Sala São Paulo : Atividades dadas pela Profª Nane Vieira. Toquei até piano em uma delas rsrs, mas o mais importante foi conhecer pessoas maravilhosas como o meu amigo Leonardo.




 Leonardo e a Profª Nane Vieira





Eu participei dos cursos acima citados, e dessa forma tive o prazer de levar meus alunos para conhecer a Sala São Paulo num Concerto Didático, tive a colaboração dos professores Alessandro, Mônica, Wilza e também da mãe do aluno Gustavo Khenaifes.


24/04/2014 - Concerto Didático com os alunos da EEEI Prof. Ernani Rodrigues na Sala São Paulo em São Paulo.
A Osesp abre as portas de alguns de seus ensaios gerais para que os alunos conheçam um pouco do dia-a-dia dos músicos e de como funciona uma orquestra. 






  









Relatório final sobre o concerto didático e roda de conversa feito com os alunos que participaram da viagem.

“Eu achei a Sala São Paulo muito diferente das que eu já vi (...) a orquestra tocava lindas músicas diferentes das músicas que eu já ouvi...” (SIC). Eloá, aluna do 7° Ano.
            É com o depoimento acima que inicio esse relatório, de modo a ilustrar o contraste cultural que o programa “Descubra a Orquestra na Sala São Paulo” propicia para os alunos da rede estadual de ensino.
            O primeiro impacto percebido pelos nossos alunos foi o sistema organizacional promovido pela segurança do Programa, tendo em vista a quantidade de alunos que são recebidos na Sala São Paulo. Com muita felicidade, um de nossos alunos observou o chão do ambiente e relatou à presença de mosaicos (devido a uma disciplina eletiva de nossa escola que trabalha com mosaicos), posteriormente explicado a relação com a história do café no país.
Transcorrido o primeiro contato com o saguão da Sala São Paulo e sua notória organização, a entrada na Sala São Paulo seguiu os mesmos princípios organizacionais e, sobretudo, a presença do silêncio, tendo em vista a acústica e estrutura da Sala. Em um primeiro momento, um membro da equipe da Sala São Paulo nos apresentou a história do prédio, a incrível estrutura e sua relação com a acústica e disposição do som da Sala. Também se seguiu uma explicação acerca do repertório a ser executado.
Enfim, a Orquestra. Depois de um preparo teórico, o momento de conhecer a Sala São Paulo foi esperando com ânsia por nossos alunos, conforme descrito por eles. A apresentação que se iniciou com a “Flauta Mágica” de Mozart e terminou com “Sinfonia N°5” de Beethoven, ainda contou com Rossini, Verdi e Strauss, encantaram de forma única nossos alunos, conforme relata a aluna Tácila “... um lugar muito encantador com coisas mágicas e a orquestra muito linda bem organizada com ótimas habilidades para tocar melodias eles tem uma ótima sinfonia” (SIC). Outro ponto interessante destacado pelos alunos foi a apresentação de músicas populares para os alunos de modo a integrar o aluno dentro da música clássica.
No que diz respeito as minhas expectativas, foram supridas. Sobretudo em relação à organização e do encantamento do lugar. Devido a um contato que tive, e busco ter, com música em minha vida, tive receio ao ver o repertório do dia, pois achei que teria algo mais próximo ao estilo musical ao que o aluno se encontra e do que trabalhei com os mesmos na preparação para o concerto como trilhas de filmes, de desenhos, uma vez que havia o objetivo de fazer com que eles percebessem que a música de orquestra está mais próxima deles do que imaginam. Mas o repertório foi muito bem explicado pela regente e fui percebendo o encantamento dos alunos a cada música tocada.

Sendo assim, é notável a riqueza cultural que um dia como esse reflete na educação artística e cognitiva dos alunos presentes. Como muitos relataram, “a viagem de suas vidas”. Programas como esse estruturam e fortalecem o ensino das artes na Rede Estadual, aproximando e contextualizando alunos do Estado no universo artístico. 


Vista ao Museu do Futebol - Pacaembu








Visita ao Museu Catavento:  Museu interativo dedicado às ciências, localizado no Palácio das Indústrias, na cidade de São Paulo. O museu é dividido em 4 espaços: universo, vida, engenho e sociedade.













2 comentários:

  1. Marta , adorei o seu blog. Muito legal, adorei que você colocou uma foto nossa.
    Beijos
    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. A música parece que nos mostra um outro mundo paralelo!!! Que delícia.

    ResponderExcluir