quarta-feira, 25 de junho de 2014

Prática Experimental - 9º ano B - Articulando a Prática com o currículo de ciências


Prática Experimental - Articulando a Prática com o currículo de ciências
Parceria com a professora de Ciências do 9º ano B - Lucimar Benetati.  

Sabemos que a teoria e a prática precisam estar atreladas para que o ensino e a aprendizagem se concretizem de forma significativa. É importante que a atividade de investigação faça sentido para o aluno, de modo que saiba o porque  de estar investigando o fenômeno a que ele é apresentado, seja capaz de relatar o que fez, tomando consciência de suas ações e propondo causas para os fenômenos observados. Quando damos ao nosso aluno a oportunidade de participar de experiências, projetos, aulas práticas, vivenciando o conhecimento, fazemos com que eles compartilhem experiências e conhecimentos, não deixando que as aulas e a aprendizagem se resumam a figura do professor.

Experimento: comparando a Densidade de sólidos
Conteúdos e Temas: Diferenciação entre materiais sólidos com base na determinação de densidade. (Situação de Aprendizagem 4 - Apostila 1). 

Competências e habilidades: 
Determinar as densidades de misturas e substâncias químicas sólidas; medir volumes de sólidos.
Estratégias de ensino: Atividade investigativa que envolva um experimento para coleta de dados sobre densidade de substância química e misturas. Elaboração e organização de experimento,  registro dos resultados em tabela e elaboração de relatório com as conclusões finais.


                        










Transformações Químicas - Resultados de Interações

Conteúdo e temas: Reconhecimento de transformações químicas com base na diferenciação de propriedades dos reagentes e produtos.
Competências e Habilidades: Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas; descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano; reconhecer que transformações químicas nem sempre apresentam evidências observáveis de forma direta a olho nu, mas que podem ser evidenciadas por meios indiretos.
Estratégia de ensino: Atividade experimental demonstrativa, com o objetivo de ilustrar e interpretar as modificações das propriedades das substâncias que caracterizam transformações químicas.

1º Experimento- roteiro do experimento na apostila do aluno - SA 5.
Elaboração e organização de experimento, registro dos resultados em tabela, discussão dos resultados e elaboração de relatório.


















2º Experimento: Enchimento automático de balões (Evidência Direta de transformação química)
1.      Reagentes e materiais necessários:
Vinagre;
Bicarbonato de sódio;
Balão;
Funil;
Garrafa de gargalo estreito ou erlenmeyer.

 2.    Procedimentos:
Deitar vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma.
Com o funil, deitar no balão um pouco de bicarbonato de sódio.
Enfiar o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caia para dentro da garrafa.
O vinagre começa a fazer bolhas e o balão começa a encher devagarinho.
3.       Discussão e elaboração de relatório. Explicação da equação química do experimento.




















Um comentário: